O que é agricultura biológica?

Os benefícios imediatos da da agricultura biológica aplicam-se ao meio ambiente, mas também à saúde de quem os consome.

A agricultura biológica respeita a vida animal e o ecosistema por isso quando compra ao agricultor biológico local está a contribuir para a redução da poluição, mas também está a melhorar a sua saúde como um todo.

As regras dos produtos biológicos

A regulamentação dos biológicos tem algumas regras de produção, que enquanto produtos certificados temos de seguir.

Os agricultores biológicos têm esse controlo desde o início da atividade, em cada cultura, através dos cadernos de campo e de visitas de fiscalização, pelo menos uma vez por ano.

Porque somos diferentes da agricultura tradicional, não biológica

As frutas e legumes que produzimos têm ser derivados de sementes sem OGM (organismos geneticamente modificados) e cultivados sem pesticidas e fertilizantes químicos.

Os agricultores biológicos também têm de utilizar técnicas muito específicas da agricultura biológica, como por exemplo a reciclagem de matéria orgânica e a rotação de culturas e pousio das terras.

Além disso temos como princípio básico deixar um solo mais saudável às futuras gerações para que possam continuar extrair alimentos da terra de uma forma salutar para os seres humanos.

Os pontos fortes dos biológicos

Relativamente ao facto de estarem livres de substâncias tóxicas é um ponto assente, no entanto há também uma outra grande vantagem relativamente aos produtos biológicos que é o facto de terem um valor nutritivo superior.

Porque respeitam os ciclos das plantas e são plantados e colhidos na altura certa, num solo rico naturalmente de nutrientes, os alimentos biológicos não são só mais saborosos como também têm uma maior concentração de nutrientes. 

O preço

O preço mais elevado é uma das principais razões, que as pessoas que não compram biológicos apontam como negativo, mas na verdade a diferença hoje em dia é mínima e em alguns produtos como por exemplo as hortaliças, já estão aos mesmos valores.

Se comprar directamente ao produtor local também consegue certamente um valor mais barato.

Há uma cliente nossa que uma vez nos disse com alguma graça: "Se não gastar nas Hortas da Cortesia vou gastá-lo na farmácia!"

A verdade é que a sua saúde não tem preço e mesmo que tenha de gastar um pouco mais para ter uma alimentação mais natural e livre de químicos, a verdade é que o que ganha em saúde ajuda a poupar em médicos e medicamentos.


Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published