Caldo de legumes caseiro

caldo legumesQuando se tem uma dieta equilibrada e variada, a maior parte dos alimentos que levamos à nossa mesa são legumes, frutos e leguminosas da época.

O que invariavelmente acontece às pessoas que seguem este tipo de alimentação é que têm sempre muitas cascas, "pontas" e talos de legumes que acabam no lixo... o que é um desperdício.

Embora seja recomendável que a casca de alguns alimentos (sempre que livres de químicos, como são os nossos) seja também consumida já que muitas vezes a casca tem mais nutrientes do que a própria polpa, nem sempre é possível aproveitar "todo" o alimento.

Nada se perde, tudo se transforma

Aqui na Horta, como sabe quem também vive no campo, é mais fácil aproveitar esses "resto" já que os animais (galinhas, porcos, etc) lhes chamam um manjar, ou então acabam na caixa de compostagem e transformam-se e fertilizante. Mas para quem vive na cidade e não tem caixas de vermicompostagem, damos-lhe uma outra solução para os restos de vegetais que normalmente acabam no lixo - Caldo de Legumes caseiro!

Os caldos de legumes industriais, mesmo os biológicos, têm alguns ingredientes adicionados que não fazem falta num simples caldo de legumes, como amido ou gordura de palma. 

Não há nada como fazer o nosso próprio caldo de legumes caseiro que depois pode usar em sopas, risottos, molhos, guisados, etc.

Como fazer o caldo de legumes

Lave muito bem todos as cascas, talos e outras sobras e ponha numa panela com cerca 3L de água, cozinhe em lume baixo durante cerca de uma hora.

Quanto mais deixar ferver mais concentrado ficará. O normal é que 3 litro de água fiquem reduzidos a 1 litro. Passe por um passador e caso não vá usar nos próximos dias pode sempre congelar e descongelar quando necessitar.


Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published